segunda-feira, 19 de março de 2012

PROJETO RESGATANDO VIDAS ATRAVÉS DO BOXE (texto e fotos: André Gamma)



Eu estava procurando alguma emoção, atividade ou qualquer esporte para preencher o horário da noite. Ou driblar o tédio urbano dos dias semanais. Minha esposa disse que conhecia uma academia de boxe nas proximidades. Acelerei a motocicleta em direção a suposta rua. Na esquina havia uma academia de karate. Achei que a Danielle se enganou. “Não é boxe, é karate”. Eu fiz karate em minha infância por mais de três anos. Mas haviam me dito que boxe perde muito peso, e esse era nosso objetivo: perder peso! Parei a moto e perguntei a um aluno do karate: boa noite, ouvi dizer que tem uma academia de boxe por aqui, onde é? O garoto com o quimono aberto e a faixa laranja nas mãos, apontou: é logo ali na frente! Era oito da noite. A academia é improvisada na garagem. Pensei em ir embora para não incomodar... Pois estava tudo fechado. Combinei com a Danielle voltar no dia seguinte para saber quanto era a matricula. Mas, persistente, a Danielle mandou desligar a moto... Desceu e chamou “ô de casa”. Apareceu um rapazote... Perguntamos: é ai que treinam boxe? O rapazote mexeu a cabeça positivamente e chamou o seu pai. Apareceu um senhor... Com muita educação pediu para aguardar. O jovem senhor desceu as escadas, abriu a grade da garagem e nos convidou a entrar... Pegou duas cadeiras... E foi objetivo informando os horários das aulas, das 16 horas as 18 e das 18 as 20 horas. Perguntamos ansiosos quanto era a mensalidade. A resposta foi quase lacônica: não é nada. Só a presença.


 Seu Luiz Gomes(no meio da foto), 45 anos, conhecido veterano do boxe amazonense, hoje trabalha resgatando jovens da ociosidade e criminalidade através do esporte. Eu logo imaginei, com minha ideia egoísta, que todo mundo faz benefícios por vaidade, com objetivo de sempre conseguir algo em troca. Descobri que por trás da atitude de Luiz Gomes, existe o amor ao BOXE e sua filosofia, e o espírito em par com Deus.Não quero esse negocio de ONG, de política, de entidade filantrópica, de conseguir coisas para meu beneficio... Às vezes as pessoas se aproveitam disso! Desconfia dessas coisas de ONG, filantropia... Tenho o meu compromisso com o Senhor, tenho uma missão, a ajuda gratuita ao próximo, com o amor incondicional ao boxe. Me sinto realizado quando consigo resgatar um jovem da criminalidade, dos vícios... Faço dele um vencedor. Mostro que é possível levar a filosofia do boxe para a vida lá fora! Faço por amor.” Afirma seu Luiz, explicando que o BOXE é uma arte nobre, aliado a saúde, superação e paz de espírito.

Um exemplo é o aluno Igor Miranda de 24 anos(foto acima), morador do bairro Ouro Verde, que treina na academia Nobre Arte há mais de um ano, e hoje já é até instrutor. Igor é como muitos jovens que entraram na Academia Nobre Arte, um ex-viciado em drogas e que vivia cometendo pequenos delitos. Igor descobriu em tempo recorde que vivendo se autodestruindo e criando desafetos, logo perderia a sua vida. Procurou uma porta através do esporte, flertando com o jiu-jitsu. Não se encontrando na arte marcial de origem indiana e aprimoramento no Japão, que exige força e técnica, procurou o Projeto Resgatando Vidas aliado ao pugilismo. “O Igor Miranda chegou aqui na academia meio perdido, com a fisionomia deprimida, com o comportamento agressivo, alterado... Comecei a trabalhar a mente dele. Notava em seu olhar que ele queria dar as mãos para ser ajudado, ele desejava uma nova vida. Hoje ele trabalha, é um cara disciplinado, ajuda a sua mãe e ainda me ajuda na academia”. Disse Luiz Gomes, professor de boxe e fundador do Projeto Resgatando Vidas através do Boxe.


Eu pesava 90 kls, comia muito pela ociosidade e consumia muita bebida alcoólica, vivia sem preparo físico e cansado... Só dava problemas em casa, já não tinha comunicação legal nem com minha mãe... Foi quando notei que estava me acabando, perdendo as pessoas que me amavam, e que logo algo de muito ruim poderia acontecer comigo. Um dia, dentro de uma ressaca pesada, abri os olhos encarando o céu azul, parecia que eu via Deus... Comecei a trabalhar e imediatamente procurei um esporte. Me encontrei no boxe. Seu Luiz conversava comigo... Ele me salvou! Foi atrás de mim. Me valorizou como um ser - humano. Eu tenho ele como um pai!”. Relatou Igor, que está na foto acima e na foto abaixo treinando Bruna Amorim. 

Seu Luiz hoje tem quase cem alunos, suportado em um minúsculo espaço físico pouco maior que um quarto, improvisado na garagem de sua residência. “Hoje precisamos de um espaço maior, com urgência. Tudo aqui é de orçamento próprio, material de treino, apoio financeiro... Não temos ajuda de ninguém... Só do Senhor. Não tenho condições financeiras de investir, mas conseguimos com o pouco que temos trazer jovens perdidos para o esporte”.  O professor Luiz Gomes muitas vezes vai à casa dos adolescentes, conversar com os pais, saber das notas escolares, da conduta dentro de casa e das possíveis melhorias. “Se o aluno faltar muito, sou capaz de ligar, ir atrás, me preocupo... Sei que cada um tem o seu talento, um sonho, o seu futuro dentro de si. É preciso descobrir esse talento, é preciso dar oportunidades para desviar jovens da criminalidade, criando oportunidades, novas perspectivas...” Declarou seu Luiz. 

Bruna, também aluna e Igor(esquerda) hoje são grandes promessas de futuro do boxe amazonense, o Igor ajuda seu Luiz Gomes na academia instruindo e muitas vezes o substituindo quando necessário. “Com o boxe, ganhei um admirável preparo físico, ganhei massa muscular muito rápido, perdi peso também muito rápido, em poucos meses perdi vinte quilos! Hoje sou outra pessoa, aprendi a me expressar melhor, virei um homem, não sou mais um moleque vagabundo, virei exemplo para meus irmãos, hoje sou um cara mais família! Trabalho com laje pré-moldada, tenho uma profissão, e a tranqüilidade na cabeça, que é a coisa melhor do mundo.” Desabafou Igor Miranda. 

A Academia Nobre Arte não só é constituída de ex-viciados em drogas, mas de jovens de diversas culturas que procura ocupar a mente e ganhar saúde e o vigor físico através do esporte. “Sempre converso com meus alunos, sempre tem uma merenda aqui na academia... Além do treino, no final, tem a merenda... É um pão com refrigerante, ou kikão, ou frutas... O que o curto orçamento der a gente inventa. É nessa hora que converso com o intimo de meus alunos. Sempre incentivo eles a estudar! A lutar como um louco pelos seus objetivos”. Confessa Luiz Gomes. Na Nobre Arte tem alunos que vem de bairros mais distantes do Ouro Verde, localizado dentro do bairro Coroado... Eles vêm até caminhando. Ou correndo para embalar os exercícios físicos ministrados na academia. “O Boxe mexe com o corpo inteiro, o cara tá sempre mexendo a barriga, pernas... Braços... Pulando... Fazendo movimentos ágeis para se livrar dos golpes... A perca de peso é muito rápida, e a divisão corporal também. Outra coisa interessante é que o boxe deixa o cara inteligente, pois não só a força que faz diferença, é mais a técnica e a inteligência para derrotar o adversário, a mente no Box é muito importante”. Diz Igor Miranda que perdeu 20 kls, comendo de tudo!

UM TRAUMA ME LEVOU AO BOXE!


Bruna Amorim 19 anos, estava de férias, caminhando na praia do futuro, Fortaleza – CE. Repentinamente foi abordada por quatro bandidos. Ela, desesperada, tentou correr... Mas foi alcançada e derrubada nas areias da praia e posteriormente agredida covardemente. Esse episódio em sua vida lhe roubou algumas noites de sono, pois quando conseguia dormir, tinha pesadelos. Após as agressões Bruna mergulhou em profunda depressão. A indignação e a revolta se instalaram dentro de Bruna. Ao chegar a Manaus – AM, cidade em que mora, procurou expulsar esse sentimento estranho, esse medo... Através de alguma luta marcial. Não se encontrando na luta livre, preferiu o Boxe. 

Eu sentia revolta, pois fui agredida de forma covarde. Sei que muitas mulheres passam por agressões... Mas é impossível esquecer. Tentei conviver com esse trauma. Mas preferi aliviar o trauma, batendo, dando golpes... Pois sentia medo constante e isso me fazia muito mal.” Desabafa Bruna Amorim. “Escolhi o boxe para expulsar isso pra fora de mim... Eu sabia que estava muito agressiva. Sempre em combate, eu fechava os olhos e via esses caras me batendo, então minha agressividade triplicava e eu me desconcentrava na luta.” Confessa Bruna. Seu Luiz Gomes, percebendo sua agressividade, logo tratou de saber mais sobre Bruna Amorim. “Trabalho a Bruna para não levar a violência urbana sofrida por ela, pra dentro do boxe. O boxe não pode virar uma causa pessoal, o boxe é para curar, para levantar a auto-estima... Num assalto por bandidos, aconselho nunca reagir, pois não existe pessoa a prova de bala ou de faca. Tem sempre que prevalecer a prudência.” Aconselhou o prof. Luiz. Mas para Bruna o que era uma válvula de escape, se transformou em uma paixão. O boxe começou a fazer parte de sua vida instantaneamente. Bruna está ganhando técnica e adquirindo força nos golpes, além de modelar seu corpo. O prof. Luiz Gomes já a coloca em sua lista de futuros talentos do boxe.


Eu andava depressiva, confesso que encontrei no boxe uma ponte para a cura de meus medos e traumas. Ganhei condicionamento físico e agilidade. Conheci novas pessoas e comecei a me dedicar com disciplina aos treinamentos.” Afirmou Bruna, que mora no bairro São José, em Manaus, e chegou a frequentar outra academia de boxe, mas encontrou o equilíbrio perfeito entre a mente trabalhada e a técnica eficaz na academia Nobre Arte. Hoje Bruna está melhor e voltou a viver a vida, sair a noite, superando o trauma e a depressão.

Por André Gamma. 


Obs: Para ver as fotos em melhor resolução, basta clicar na foto.

ENTREVISTANDO O PROF. LUIZ GOMES. Por Danielle Souza.


 Danielle Souza: Há quanto tempo você é relacionado com o boxe?

Luiz Gomes: Há mais de vinte anos.


Danielle Souza: Você trabalha com o que?


Luiz Gomes: Trabalho com material reciclado, na Tumpex. Faço a colheita... E incentivo todo mundo a separar material reciclável, a natureza agradece!

Danielle Souza: Há quanto tempo existe o projeto resgatando vidas através do boxe?

Luiz Gomes: Há cinco anos, mas há dois anos que o projeto está na ativa.

Danielle Souza: O que te motivou a fazer o projeto gratuito?

LG: Nunca pensei em cobrar, eu tenho outra filosofia. Não se fica rico dando aulas de boxe. Tenho meu emprego e também não ganho muito para investir numa academia estruturada. Dou aula de graça por amor, é isso que me alimenta... Faço porque gosto! Quando se faz algo com amor, não se pensa em dinheiro. Os resultados são conseqüência de um bom trabalho. O boxe ainda é a luta mais popular do mundo. Pode estar em baixa, devido a popularidade das lutas livres. Mas isso é temporário. Pois o boxe é o pai de todas as lutas no mundo ocidental. O boxe surgiu na Grécia e foi aprimorado pelos ingleses... E sempre foi um esporte de objetivo social. Essa é a filosofia do boxe. Se sempre for cobrar dinheiro, nunca teremos campeões.

DS: Porque se for cobrar nunca teremos campeões?

LG: Você acha que os grandes campeões de boxe pagaram matricula em alguma academia? Não! Geralmente eles eram jovens pobres, carentes, com problemas familiares, outros com vícios... Que encontrava no boxe uma alternativa para ser alguém na vida. E muitos se tornaram estrelas do esporte.

DS: O intuito do projeto é esse?

LG: Sim! Quantos campeões estão perdidos por ai, jogados nas ruas, cheirando cola... Quantos desses poderiam ser um campeão, ou até mesmo um médico ou professor. O problema é que oportunidades é difícil.

DS: Você tem dificuldades em manter um projeto gratuito?

LG: Sim! Muita dificuldade. Sou assalariado. Faço pelo amadorismo. Tudo é do meu próprio bolso. Mas é difícil... A força de vontade faz a gente tirar leite de pedra. A começar pelo espaço físico... Aqui como você vê, é uma garagem, e é muito pequena, apertada para suportar quarenta alunos por horário. Hoje temos em media 90 alunos. A tendência é dobrar o numero de alunos! A maioria deles eram jovens entregues as tentações da marginalidade... Outros não. Treinamos com o material que eu guardava... Que já estão precários. Não temos luvas novas, protetores, sacos, piso adequado... Treinamos no cimento cru. O espaço está cada vez mais impossível de treinar... Pois a cada semana entram jovens querendo treinar e o espaço físico vai diminuindo.

DS: Já apareceu político querendo ajudar?

LG: Não! Mas sei que o político quer votos... Quer algo em troca. Podemos sim negociar... Apoiar. É uma troca! Nós não temos apoio de nada. Apenas a vontade e a coragem. Na precariedade que o projeto se encontra, qualquer ajuda sempre será bem vinda. Pois a academia necessita de estrutura. E é um projeto puramente social, sem fins lucrativos, e sempre será! Mas não espero isso, de um político aparecer... Prometer... Independente de político ou não, a ajuda será agradecida. Pois será possível resgatar mais jovens do mundo das drogas.

DS: Hoje o que mais faz falta no projeto?

LG: Precisamos de um espaço... Pode ser emprestado... Um espaço que de repente esteja abandonado e poderá se transformar em vida. Nós trabalhamos com muitos jovens problemáticos... Então precisaríamos de psicóloga, assistente social, nutricionista... Não sei se estou sonhando alto, mas eu sou apenas professor de boxe, faço o que posso para mudar a vida desses jovens... Faço o possível e o impossível para direcionar esses jovens para o bem. Mas concorde que a presença de profissionais diante jovens que deram as mãos para sair da criminalidade, é bem melhor. Pois o difícil são eles estenderem as mãos para serem ajudados, querer ser ajudados... Os que estão aqui já é um grande avanço, pois esses querem alguma coisa. O boxe é a ponte para algo melhor!

DS: Alguns jovens que entram na academia saem e voltam as drogas?

LG: Infelizmente sim! Justamente pela falta de um apoio social mais adequado... Eu trabalho com a palavra de Deus, ofereço o boxe como uma porta para o jovem sair das drogas, converso com eles, trabalho a mente deles, prego a palavra do Senhor, faço visitas, vou nas suas residências, entro em lugares perigosos para ir na casa desses jovens, conversar com os pais deles... Muitos nem pai ou mãe tem. Muitos desses jovens às vezes não têm ninguém por eles, só a criminalidade convidando eles... A criminalidade bem ali na porta deles.

DS: Você já tem destaques e exemplos de jovens pugilistas que já tiveram contato com a marginalidade?

LG: Lógico, quase todos eles! Graças a Deus estão aos poucos se transformando, através do boxe se incluindo na sociedade como verdadeiros cidadãos de bem! O Igor Miranda é um exemplo... Tem a Denise, grande atleta, o Rodrigo que também é nosso destaque e é meu instrutor oficial... E muitos outros que aos poucos irão entrando no nosso blog. Temos alunos que já estão lutando na federação e se destacando... Tem muitos futuros pugilistas de qualidade aqui na academia.

DS: E a idéia do blog? Como surgiu?

LG: Ah! Foi idéia do André Gamma, um escritor também amador... E também blogueiro! (risos!) Ele virou nosso aluno, quer perder peso... Ele idealizou o blog que é um portal de informações. Ele vai administrar o blog. Aqui toda semana terá informações, vídeos das lutas, noticias...

DS: Quais são as suas referencias no boxe?

LG: Gostei muito do mexicano Julio Cezar Chaves. Foi um grande pugilista! Bastante técnico e preciso nos golpes. Foram mais de cem lutas, apenas três derrotas, quando ele já estava com seus quarenta anos.

DS: Pra finalizar, mande uma mensagem de otimismo para os jovens que estão na marginalidade.

LG: Sempre digo isso aos meus alunos... É uma frase de Coríntios, da bíblia, que diz assim: o atleta em tudo se domina!


DS: E o contato? Como faz para entrar em contato, e onde fica a academia?


LG: A academia fica no bairro Ouro Verde, no Coroado, próximo ao terminal de ônibus... O contato é (92) 8233-5003 ou por email boxe.nobrearte@gmail.com .

Danielle Souza é blogueira e esposa do Gamma.

CULTURA ESPORTIVA


E falando nele... Chavez! Pega esse cruzado...

Julio César Chávez (Ciudad Obregón, Sonora, 12 de julho de 1962) é um ex-boxeador mexicano.
Foi campeão mundial em três diferentes categorias, ficando invicto até 1994, após 90 lutas.
É considerado um dos melhores pugilistas de todos os tempos, contando com várias indicações como boxeador do ano pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), outorgada pela prestigiada revista The Ring. Ganhou cinco títulos mundiais em diferentes categorias e tem um cartel de 107 lutas, com 102 vitórias, 2 empates e 3 derrotas..


Fonte de pesquisa: Wikipédia.






5 comentários:

  1. essa academia pode mostra o potencial de muitas pessoas que aprendem a ter disciplina , mas que lutam diariamente para vencer os obstaculos da vida por isso agente leva isso conosco " NUMCA ABAIXE A CABEÇA PARA OS PROBLEMAS, POIS VC TEM GARRA E DETERMINAÇAO PARA VENCER "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai grande Rodrigo, parabéns pelas sábias palavras, e obrigado pela força! Grande abraço em nome de toda essa galera com GARRA e DETERMINAÇÃO! Apareça!

      Excluir
  2. oi amigos boa noite, recebi o link desse blog atraves do prof. fabio pinheiro - do sesi. conheci o prof Luiz nas aulas que ele da pra gente de graça, fikei emocionada com a historia dele e de todos os alunos. Parabens o blog tah muito lindo. Completo. Perfeito. ass: Mara. www.noticiasdemanaus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Mara, obrigado pelos elogios, e nos sentiremos honrados caso queira fazer uma visita ao nosso projeto. Grande abraço e satisfação de suas nobres palavras!

      Excluir
  3. boa noite, gostaria de dizer ao nosso amigo André Gamma que melhore logo para estarmos juntos novamente dando risadas, estando de volta aos treinos pra conseguir aqueles seus objetivos que só você os conhece. Nós sabemos o que você quer e estamos te apoiando muito.

    ResponderExcluir